#abrates16 – Parte 1

Oi, gente!

Vocês sabiam que está rolando o 7º Congresso Internacional da Abrates?

O povo de Curitiba veio em peso para o Rio de Janeiro para marcar presença e colocar o Paraná no mapa da tradução em definitivo. E, claro, eu não podia deixar de vir. Em primeiro lugar porque é o maior congresso de tradução do Brasil, e em segundo porque eu tinha não uma, mas duas palestras para apresentar.

Não puxando a sardinha, mas já puxando a sardinha, hoje eu vim aqui comentar com vocês um básico sobre essas duas palestras. Amanhã vamos ter mais evento, então é mais fácil eu falar sobre o congresso em duas partes, a minha experiência como ouvinte e como palestrante.

E já que as minhas duas palestras foram hoje, vou aproveitar que estou ainda bem empolgado com os resultados e contar para vocês. Amanhã, se eu não morrer de sono antes, eu conto sobre as demais palestras que eu assisti, e que outros colegas assistiram.

Vamos começar pelo começo.

A primeira palestra, “Mastermind na Tradução”, eu tive o prazer de dividir com os meus colegas de Mastermind, a Carolina Walliter, a Márcia Nabrzecki e a Sheila Gomes. O Rafael Pescarolo de Carvalho, nosso outro masterminder, participou virtualmente, já que ele mora em Viena. Na verdade, ele gravou um vídeo para participar, não tínhamos internet no local do evento.

Em resumo, o que tínhamos para falar é que o Mastermind é uma prática de crescimento profissional compartilhada entre colegas, para que um ajude o outro na realização de projetos, e também possa cobrar do outro esse progresso de carreira. Além disso, falamos do funcionamento do nosso grupo de Mastermind, de onde surgiu, um depoimento individual de como o grupo nos ajuda na vida profissional (e pessoal), e demos algumas dicas para quem quiser montar um grupo também.

Começamos às 8h da manhã, na primeira sessão do congresso.

IMG_8926

E foi o máximo.

Pensem na adrenalina de apresentar num congresso tão grande, com pessoas tão queridas, sobre um tema tão relevante e pelo qual sou apaixonado. A responsabilidade é grande. Mas também é grande a satisfação ao ver as pessoas gostando da ideia, e vendo que cada um pode aplicar essa técnica à própria vida.

Mas meu suador não acabou ali. Eu tinha mais uma palestra a apresentar logo após o coffee break, às 11h10. E essa foi a que mais deu medo, pois era eu sozinho com 40 minutos e com um tema espinhoso para contar: “Expressão regular: uma poderosa arma para o tradutor”.

WhatsApp-Image-20160605 (1).jpg

Claro que eu não consigo entrar em muitos detalhes agora sobre o assunto, mas o resumo da ópera é que, apesar dos tradutores terem um bom tanto de receio em relação às expressões regulares, isso não precisa ser assim. As expressões regulares podem sim ser uma arma para o tradutor melhorar seu controle de qualidade. E o segredo é ter coragem e ir aos pouquinhos, sem medo de aprender, sem medo de se aventurar.

E digo para vocês, eu já tinha feito testes com essa palestra sobre Expressões Regulares em janeiro e fevereiro, mas nada comparado ao que houve hoje. No começo a sala estava vazia, porque o povo todo estava tomando café, mas aos poucos foi enchendo, e a palestra terminou com sala cheia. Foi um desafio e tanto carregar essa responsabilidade, de novo, de falar sobre um assunto super relevante.

O resultado final não poderia ser melhor. Fiquei muito realizado com tudo, com a recepção de todos, e com a sensação de dever cumprido.

E como amanhã o dia começa cedo de novo e já passou da meia-noite, vamos dormir e falar sobre tudo mais amanhã? Eu só vim hoje aqui porque precisava dizer que estou feliz. 🙂

Obrigado, gente e até amanhã!

Anúncios

Um comentário sobre “#abrates16 – Parte 1

  1. Pingback: 7th Abrates Conference: Official coverage – Part 1 | Carol's Adventures in Translation

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s